sexta-feira, abril 14, 2006

A China vista na ONU

Segundo uma notícia via e-mail, o diplomata norueguês Charung Gollar, foi incumbido de apresentar, na ONU, no mês de Janeiro, um gráfico mostrando os principais problemas que preocuparam o mundo no decorrer de 2004.

Gollar, ao que parece, teria apresentado um conjunto de trabalhos gráficos com a bandeira de vários países, denominados de “Poder das Estrelas”. Nesse trabalho procurou fazer uma relação das cores de cada bandeira com os problemas existentes nesses mesmos países. O resultado foi excelente e “foi aplaudido de pé”

A veracidade da informação fica por apurar, no entanto, fica a curiosidade de verificar como o diplomata viu a China…

quinta-feira, abril 13, 2006

A Internacionalização das Empresas Portuguesas e a China


Existem cada vez mais livros sobre a China, mas a recente publicação A Internacionalização das Empresas Portuguesas e a China de Fernanda Ilhéu é o primeiro que a confrontar a China com as empresas portuguesas e o seu processo de internacionalização. A problemática do processo de internacionalização do tecido empresarial português deve ser do conhecimento comum, deve passar para além das empresas, das universidades, dos gabinetes do governo, deve ser uma atitude mental assumida por todos os portugueses.
Ao analisar as novas tendências do mercado global, verificamos que as empresas são empurradas para um processo de internacionalização em que a China tem um papel determinante, porque o que se passa na China afecta o resultado das empresas em todo o mundo.
Este livro identifica as oportunidades que a China oferece, as dificuldades que apresenta, os modos de entrada no mercado chinês, as estratégias mais utilizadas e o processo de negociação com os chineses.

www.almedina.net