sábado, dezembro 09, 2006

Leituras












É sempre um prazer reler os clássicos de James Clavell, sobretudo Xógum e Tai-Pan. Este último, escrito em 1966, centra a sua trama nos primórdios de Hong Kong, a tomada da ilha pelos ingleses e o nascimento do porto. A figura central, Dirk Struan e o seu maior adversário, Tyler Brock, são dois exemplos de determinação e coragem. Armadores e negociantes hábeis, dedicam-se aos interesses da coroa de Sua Majestade ( e aos seus) , através do comércio de ópio, em que enfrentam os perigos de uma China repleta de mercenários.



sexta-feira, dezembro 08, 2006

Postal ilustrado


Juncos nas águas de Hong Kong

A mais rica do mundo!




Segundo a revista Forbes estes são os chineses mais ricos:

1. Wong Kwong Yu (foto de cima)
2. Xu Rongmao
3. Larry Rong Zhijian
4. Zhu Mengyi
5. Yan Cheung
6. Zhang Li
7. Shi Zhengrong
8. Liu Yongxing
9. Guo Guangchang
10. Lu Guanqiu





O destaque vai para a senhora Yan Cheung, uma self-made woman chinesa, de 49 anos, detentora de uma fortuna avaliada em mais de 2700 milhões de euros. É a mulher mais rica do mundo! A sorridente e simpática chinesa enriqueceu a gerir uma empresa de reciclagem de papel e fabrico de embalagens denominada Nove Dragões, sediada em Hong Kong.




quinta-feira, dezembro 07, 2006

Passagem para a Índia

Artigo de opinião no Diário Económico:

"Quer a China como a Índia concorrem para a afirmação dos seus países como potências regionais e aspiram ao afastamento da hegemonia americana na região"

DE

terça-feira, dezembro 05, 2006

SIDA na China



Na China, o número de casos de pessoas infectadas com o virus da SIDA aumentou 28% nos primeiros dez meses do presente ano – de 144,089 casos em Dezembro de 2005, para 183,733 em 31 de Outubro de 2006. O Ministro da Saúde, num recente relatório, mostrou muita preocupação com a rápida propagação do vírus no seu país. Ainda por cima, alguns especialistas afirmam que os dados agora divulgados podem ser inferiores à realidade. Apontam para os 650,000 de infectados, o que agrava as preocupações sobre esta síndrome no Império do Meio.


sábado, dezembro 02, 2006

Postal ilustrado


Macau de outros tempos

Leituras


Mais uma obra sobre Macau, desta vez, a relação do território com a política externa chinesa na era de Mao (1949-1976). Será interessante verificar como o regime olhou para a colónia portuguesa, sobretudo, durante os perigosos tempos da Revolução Cultural. E, como a porta do cerco serviu de entreposto aos interesses de Pequim. Uma obra a não perder!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Entre a história e a geografia


Numa pintura do século XVII de Johannes Vermeer podemos percepcionar a relação da história e da geografia, mas sobretudo a relação entre o tempo e o espaço. A presença viva da história é o factor diferenciador entre a Europa e a China e, por outro lado, os Estados Unidos. Enquanto os dois “velhos mundos” têm uma plêiade de memórias ancestrais, o espírito americano, na ânsia de novas fronteiras, tem uma história pouco profunda.

Esta relação da pintura de Vermeer com a história e a geografia foi desenvolvida por David Gosset: A symphony of civilizations