segunda-feira, março 31, 2008

The Second World


O poder norte-americano perde força e em breve partilhará a liderança global com a China e a UE. É o que diz Parag Khanna, autor do livro-bomba que acaba de sair nos Estados Unidos.

(ver reportagem no Courrier Internacional de Abril)










sábado, março 22, 2008

E esta, hein?


Recusa de diálogo na questão do Tibete justifica "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos, diz Presidente do Parlamento Europeu


O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu hoje "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China continue a recusar dialogar com o líder espiritual tibetano Dalai Lama."Pequim tem de se decidir. É preciso entrar em conversações imediatamente com o Dalai Lama, mas se não houver nenhum sinal de comunicação, eu considero que as medidas de boicote [dos Jogos Olímpicos] serão justificadas", referiu Pöttering numa entrevista a um jornal alemão. De acordo com a agência France Press (AFP), que cita o jornal "Bild am Sonntag", o presidente do Parlamento Europeu salientou que também ele quer que os jogos aconteçam entre 8 e 24 de Agosto, conforme programado, "mas nunca ao preço do genocídio cultural dos tibetanos". Pöttering apela assim aos países da União Europeia a falar "a uma só voz" em matéria de defesa dos Direitos Humanos no Tibete.


Ler no Público

Guomindang vence presidenciais em Taiwan




O Partido Nacionalista do Guomindang, venceu hoje as eleições presidenciais, prometendo um um melhor relacionamento com a China, que reclama a soberania sobre Taiwan.

O candidato, Ma Ying-jeou obteve 58 por cento dos votos, enquanto o candidato do Partido Democrático Progressista, no poder, Frank Hsieh, obteve 42 por cento.

A participação eleitoral foi de 76 por cento.“Isto não é uma vitória para nós nem uma vitória para os nacionalistas”, disse Ma a milhares de apoiantes na baixa da capital, Taipé.

terça-feira, março 18, 2008

domingo, março 16, 2008

Crise no Tibete

Galeria de fotos :


















Ronda pela imprensa :


China faz ultimato aos manifestantes e exilados pedem inquérito da ONU (Público)

Dalai Lama condena “genocídio cultural” no Tibete (Público)

Fire on the roof of the world (The Economist)

China faces crisis as world leaders call for restraint (The Times)
Tibet and the Olympics (The Wall Street Journal)

Tibet regional gov't: Sabotage in Lhasa masterminded by Dalai clique (Xinhua)

Monk Protests in Tibet Draw Chinese Security (The New York Times)
Tibet protests continue after day of violence (Telegraph)

Tibet : les manifestations font leurs premières victimes (Le Figaro)

Fome de recursos

China's hunger for natural resources is causing more problems at home than abroad

THERE is no exaggerating China's hunger for commodities. The country accounts for about a fifth of the world's population, yet it gobbles up more than half of the world's pork, half of its cement, a third of its steel and over a quarter of its aluminium. It is spending 35 times as much on imports of soya beans and crude oil as it did in 1999, and 23 times as much importing copper—indeed, China has swallowed over four-fifths of the increase in the world's copper supply since 2000.

What is more, China is getting ever hungrier. Although consumption of petrol is falling in America, the oil price is setting new records, because demand from China and other developing economies is still on the rise. The International Energy Agency expects China's imports of oil to triple by 2030. Chinese demand for raw materials of all sorts is growing so fast and creating such a bonanza for farmers, miners and oilmen that phrases such as “bull market” or “cyclical expansion” do not seem to do it justice (...)

O artigo completo:

http://www.economist.com/opinion/displaystory.cfm?story_id=10853534

O Império das Bicicletas




"A bicicleta já não é o único ícone de um país que se moderniza. Apesar da trasformação, as duas rodas continuam a ser o trasporte por excelência na RPC e em circulação existem ainda cerca de 500 milhões de bicicletas"


Maria João Belchior


Revista Macau

"A Flying Pigeon (ou Fei GE) é a marca mais conhecida e mais emblemática de bicicletas na China. Os tempos mudam e o `pombo`voador prepara-se para novos voos (...)"

Rui Boavida


Revista Macau


Um documentário sobre o Império das Bicicletas:

terça-feira, março 04, 2008

China - A Escalada do Dragão


Chegou às livrarias portuguesas o último livro de Renata Pisu, Cina - Il Drago Rampante. Trata-se de mais uma obra sobre a grande eslcalada chinesa. Em boa verdade, já chega de livros "de la Palice" sobre a China e aguardam-se obras de fundo! Aliás, quem pretenda escrever um livro deve ir primeiro à China!
Agora a sinopse:

A China parece um comboio que viaja a alta velocidade, mas ninguém sabe para onde vai, se vai efectuar alguma paragem e se há um fim da linha. Não o sabem os Chineses e não o sabemos nós que, admirados e reticentes, assistimos à corrida. Talvez a China e o Ocidente devessem ambos reinventar-se ou, pelo menos, descobrir o modo de se encontrarem.
Grande jornalista, ensaísta de gema e profunda conhecedora e estudiosa da China, Renata Pisu fala-nos deste país – que hoje é, mais do que nunca, olhado com atenção, se não temido, pelo Ocidente - com a consciência de que nunca se sabe o suficiente sobre uma realidade tão vasta, complexa e difícil de apreender no seu todo.Por isso, neste livro, com eficácia e um talento narrativo brilhante, ela apresenta-nos os mil rostos da China numa espécie de vivo fresco, ligando passado e presente num discurso unificador:– As megalópoles em pleno desenvolvimento como Xangai e as imensas áreas rurais, atrasadas e cheias de indigentes;– O poder forte do Partido que ainda hoje se define como Comunista e a afirmação de um capitalismo selvagem;– A cultura milenar do Império Celeste e os novos intelectuais;– Uma língua que aparentemente constituiria um obstáculo para comunicar com o resto do mundo e que, pelo contrário, encontra nas novas tecnologias um aliado para se revitalizar;– A relação com o Ocidente, nunca realmente realizada devido à permanência de uma substancial “estranheza” de ambas as partes…
Um itinerário sugestivo e cativante, rico em reflexões, notícias e detalhes que nos são desconhecidos, conduz-nos à descoberta de um mundo e, simultaneamente, levanta ma pergunta crucial: até onde escalará o dragão e que fisionomia terá assumido no final da ascensão?



Renata Pisu estuda há muito na Universidade de Pequim, afirmando-se como uma das mais notáveis e conhecidas especialistas no mundo chinês. Jornalista desde sempre atenta aos problemas do Extremo Oriente, foi a principal correspondente do jornal La Stampa em Tóquio e, a partir de 1990, enviada especial de La Reppublica. Para a RAI (Radiotelevisão Italiana) concebeu e realizou várias transmissões radiofónicas. Actualmente escreve para os jornais L´Expresso, La Repubblica e D. De entre os seus livros publicados destacam-se: L´Opera di Pechino (Editora Mondadori, 1983); Cina, entre homens e monstros (Editora Rizzoli,1991); La via della Cina – prémio Rapallo e finalista do prémio Strega –, Alle radici del sole (2000) e Oriente Express (2002).


Outras obras da mesma autora: