quarta-feira, novembro 15, 2006

Leituras



A Comunidade de Negócios Chinesa em Portugal. Catalizadores da Integração da China na Economia Global, de M. Beatriz Rocha-Trindade, Miguel S. Neves e Annette Bongardt, bem como The Role of Overseas Chinese in Europe in making China Global: the case of Portugal, de Annette Bongardt e Miguel S. Neves são os títulos das obras que hoje foram lançadas na Universidade de Aveiro.


Sinopse

Estes estudos analisam as características e dinâmica da comunidade de negócios chinesa em Portugal no contexto do fenómeno crescente dos fluxos migratórios chineses para Portugal e para a Europa. Com base em pesquisa original baseada em fontes primárias obtidas a partir de inquéritos e entrevistas realizadas com empresários chineses e associações empresariais, o estudo apresenta uma análise aprofundada do papel desempenhado por esta comunidade como facilitador da integração da China na economia mundial e como potencial ponte entre a União Europeia (UE) e a China.

Como é salientado pelo Prof. Valadares Tavares em prefácio, para além das dimensões formais que são geralmente consideradas para explicar este reforço da posição da China no sistema internacional, estes estudos analisam as dimensões informais, nomeadamente o complexo funcionamento da rede de Overseas Chinese que tem um papel fundamental na explicação do sucesso Chinês, oferecendo, nas palavras de Ion de la Riva, Director-Geral da Casa Ásia, Barcelona, informações preciosas ao analisar o funcionamento das comunidades chinesas em Portugal em estreita relação com as de outros países da UE e permitindo, na opinião do Prof. François H. M. Raveau (EHESS, Paris), descobrir uma micro-sociedade polimorfa, activa, industriosa e cosmopolita, bem como a exploração dos seus prolongamentos na comunidade europeia, através de múltiplas redes de interesses.

UA

Sem comentários: