quarta-feira, maio 28, 2008

Novos ventos no Estreito?


We hope this will be the beginning of a new era, when we can reconcile, be together harmoniously and jointly strive for peace"

Foi o que Wu Poh-Hsiung, líder do partido nacionalista do Guomindang (GMD), disse aos jornalistas no aeroporto de Nanjing no início da histórica visita de seis dias à China popular. É a primeira vez que um presidente do GMD visita o continente. Tudo isto a menos de uma semana de Ma Ying-jeou ter assumido a presidência da ilha. Os novos ventos parecem trazer, claramente, a intensificação das relações económicas e um clima de paz sustentado. Mas será que quando se abordar a questão da soberania da ilha o clima se manterá? A China aceitará o princípio de “uma só China, duas interpretações", que implica a continuação do “status quo” e a manutenção da independência política, ou quererá trazer para debaixo das suas asas o controlo de Taipe?


Entretanto, num artigo de Jeffrey Harley, na Harvard International Review aborda o posicionamento dos EUA na questão de Taiwan, as ambiguidades e os seus interesses em piscar o olho ao Grande Dragão.

Sem comentários: