terça-feira, setembro 23, 2008
Leite Derramado
Mercados de todo o mundo fecham-se a produtos chineses
África, Ásia, Europa e América do Norte. O mundo está atento aos produtos lácteos “made in China” e há vários países a exigirem garantias sobre os produtos importados e a fazerem testes. Medidas de precaução que surgem quando há já mais de 54 mil crianças chinesas afectadas pela contaminação.
É nos vizinhos da China que as reacções mais se notam. Camboja, Brunei, Indonésia, Malásia e Singapura já proibiram qualquer importações de produtos lácteos chineses. A ilha Formosa (Taiwan) também alinhou no bloqueio a estes artigos. A Malásia alargou o travão a qualquer produto que contenha leite como, por exemplo, os chocolates. Ainda sem proibições, há ainda vários países que apertaram o controlo de qualidade dos produtos chineses vendidos e a retirada do mercado dos produtos lácteos. O Vietname fez isso, o Japão também.
Ainda na Ásia, nos países que não importam qualquer produto lácteo da China, como a Austrália, as autoridades estarão a fiscalizar os produtos vendidos nos pequenos mercados chineses existentes. Um dos alvos da operação australiana são uns populares doces feitos à base de leite chamados White Rabbit Creamy Candies que terão sido retirados do mercado em Singapura no passado domingo após os resultados positivos de testes de despistagem de melamina. O controlo também apertou na Coreia do Sul e na Tailândia e na Birmânia os lotes de leite em pó importados da China deverão ser destruídos como medida de precaução. O Bangladesh proibiu a venda de três marcas de leite importadas da China. Em Hong Kong as medidas datam da passada quinta-feira quando todos os produtos da empresa Yili (leite, gelados e iogurtes) foram retirados do mercado. Nas Filipinas os produtos lácteos estão a ser testados aleatoriamente. O ministro da Saúde já avisou ontem que todos os produtos lácteos chineses serão banidos se algum teste se revelar positivo.
Fonte: Público
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário