domingo, dezembro 28, 2008
Foi-se o homem, ficou o choque
O politólogo norte-americano Samuel Huntington, autor do conhecido ensaio “Choque de Civilizações”, morreu na véspera de Natal, aos 81 anos, anunciou hoje Universidade de Harvard, na sua página oficial.
Antigo professor desta prestigiada universidade da Ivy League, Samuel Huntington leccionou até 2007, abandonando o ensino “após 58 anos de bons e leais serviços”, lê-se no comuinicado divulgado hoje.
Huntington, que faleceu na sua residência em Vineyard, no estado do Massachusetts, foi autor, co-autor e editor de 17 obras e 90 artigos científicos sobre política norte-americana, democratização, política militar, estratégia e ainda sobre política de desenvolvimento.
Nascido a 18 de Abril de 1927, em Nova Iorque, Samuel Phillips Huntington licenciou-se na prestigiada Universidade de Yale, começado a ensinar em Harvard aos 23 anos.
Apesar da sua vasta obra, o nome de Huntington é sobretudo associado à teoria do choque de civilizações, formulada num ensaio publicado em 1993 na revista e "Foreign Affairs" e desenvolvida, três anos mais tarde, num livro que viria a ser traduzido para 39 línguas. Para o politólogo, no mundo do pós-Guerra Fria, os conflitos não oporiam mais os Estados-nações, mas nasceriam das diferenças culturais e religiosas existentes entre os povos.
Fonte: Público
Foreign Affairs
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário