domingo, julho 06, 2008

Os chineses preparam-se para o seu baile debutante




"Um mundo, um sonho", diz o slogan olímpico espalhado pelas ruas de Pequim. Já só falta um mês para o sonho se cumprir


8-8-8. Os Jogos Olímpicos de Pequim começam no dia 8 de Agosto de 2008, às 8 da noite. Não é um acaso. É porque oito é um número auspicioso. Ainda que o ano tenha começado da pior maneira, com nevões, epidemias mortais e terramotos, a China confia que um único acontecimento irá resgatá-la do azar. Os Jogos pretendem também provar ao mundo, e a todos os chineses, que este não é um país tipicamente comunista, que este é um país que gosta de receber estrangeiros e que está aberto à mudança.
Há 30 anos que a China recebe o Ocidente em sua casa. Coca-Cola, McDonald's, KFC, Louis Vuitton, Gucci, Mercedes, BMW passeiam-se por Pequim. Mas se há coisa que um grande número de chineses afirmará é que os JO serão um bom momento para o Ocidente conhecer a China. Porque parece haver este fosso terrível e profundo: os estrangeiros não percebem nada do país mais populoso do mundo, dizem.
Este será por isso um baile debutante - talvez dos mais caros a que alguma vez se assistiu. O orçamento dos JO, de 35 mil milhões de euros, é o maior de sempre. Mas os chineses estão contentes. "Um mundo, um sonho", o slogan olímpico, anda por todo o lado. Praticamente todos parecem convencidos.

Por Francisca Gorjão Henriques, artigo completo no Público

Sem comentários: