sábado, julho 12, 2008

Política da Veto(neira)


A imposição de sanções por parte das Nações Unidas contra o regime liderado pelo presidente do Zimbaubé, Robert Mugabe, falhou esta sexta-feira, depois da China e da Rússia terem vetado no Conselho de Segurança uma resolução neste sentido.

O objectivo era forçar o líder africano a negociar com a oposição do seu país a resolução da crise que se instalou depois das eleições que o reconduziram no poder, a 27 de Junho, mas que foram consideradas fraudulentas por parte da comunidade internacional, e precedidas por uma onda de violência contra os opositores de Mugabe.

Além da China e da Rússia (países que têm poder de veto), a resolução redigida pelos EUA recebeu ainda os votos desfavoráveis da África do Sul, do Vietname e da Líbia. Já a Indonésia absteve-se. O voto a favor dos nove outros países com assento no conselho (Bélgica, Burkina Faso, Costa Rica, Croácia, França, Itália, Panamá, Reino Unido e EUA) acabou por não conseguir impor o conjunto de sanções.

Entre as medidas previstas incluía-se o embargo da venda de armas ao Zimbabué, a congelação de bens e a proibição de viajar para Robert Mugabe e outros 13 colaboradores seus.

«As pessoas do Zimbabué necessitam de um sinal de esperança de que é há um fim à vista para o seu sofrimento», disse John Sawers, embaixador do Reino Unido junto das Nações Unidas, citado pela BBC. «O Conselho de Segurança falhou hoje em oferecer-lhes essa esperança», acrescentou.

Fonte: IOL

Sem comentários: