quinta-feira, julho 17, 2008

sábado, julho 12, 2008

Política da Veto(neira)


A imposição de sanções por parte das Nações Unidas contra o regime liderado pelo presidente do Zimbaubé, Robert Mugabe, falhou esta sexta-feira, depois da China e da Rússia terem vetado no Conselho de Segurança uma resolução neste sentido.

O objectivo era forçar o líder africano a negociar com a oposição do seu país a resolução da crise que se instalou depois das eleições que o reconduziram no poder, a 27 de Junho, mas que foram consideradas fraudulentas por parte da comunidade internacional, e precedidas por uma onda de violência contra os opositores de Mugabe.

Além da China e da Rússia (países que têm poder de veto), a resolução redigida pelos EUA recebeu ainda os votos desfavoráveis da África do Sul, do Vietname e da Líbia. Já a Indonésia absteve-se. O voto a favor dos nove outros países com assento no conselho (Bélgica, Burkina Faso, Costa Rica, Croácia, França, Itália, Panamá, Reino Unido e EUA) acabou por não conseguir impor o conjunto de sanções.

Entre as medidas previstas incluía-se o embargo da venda de armas ao Zimbabué, a congelação de bens e a proibição de viajar para Robert Mugabe e outros 13 colaboradores seus.

«As pessoas do Zimbabué necessitam de um sinal de esperança de que é há um fim à vista para o seu sofrimento», disse John Sawers, embaixador do Reino Unido junto das Nações Unidas, citado pela BBC. «O Conselho de Segurança falhou hoje em oferecer-lhes essa esperança», acrescentou.

Fonte: IOL

domingo, julho 06, 2008

Os chineses preparam-se para o seu baile debutante




"Um mundo, um sonho", diz o slogan olímpico espalhado pelas ruas de Pequim. Já só falta um mês para o sonho se cumprir


8-8-8. Os Jogos Olímpicos de Pequim começam no dia 8 de Agosto de 2008, às 8 da noite. Não é um acaso. É porque oito é um número auspicioso. Ainda que o ano tenha começado da pior maneira, com nevões, epidemias mortais e terramotos, a China confia que um único acontecimento irá resgatá-la do azar. Os Jogos pretendem também provar ao mundo, e a todos os chineses, que este não é um país tipicamente comunista, que este é um país que gosta de receber estrangeiros e que está aberto à mudança.
Há 30 anos que a China recebe o Ocidente em sua casa. Coca-Cola, McDonald's, KFC, Louis Vuitton, Gucci, Mercedes, BMW passeiam-se por Pequim. Mas se há coisa que um grande número de chineses afirmará é que os JO serão um bom momento para o Ocidente conhecer a China. Porque parece haver este fosso terrível e profundo: os estrangeiros não percebem nada do país mais populoso do mundo, dizem.
Este será por isso um baile debutante - talvez dos mais caros a que alguma vez se assistiu. O orçamento dos JO, de 35 mil milhões de euros, é o maior de sempre. Mas os chineses estão contentes. "Um mundo, um sonho", o slogan olímpico, anda por todo o lado. Praticamente todos parecem convencidos.

Por Francisca Gorjão Henriques, artigo completo no Público

sexta-feira, julho 04, 2008

Festa no Aeroporto


O primeiro voo directo regular entre a China e Taiwan, desde 1949, aterrou hoje em Taipé, com 258 passageiros a bordo. Este é visto como um sinal da melhoria nas relações entre a ilha e o continente, depois de décadas de tensões.

O Airbus A330 da companhia China Southern Airlines, vindo de Cantão (Sul) aterrou às 08h05 locais (01h05 em Lisboa) no aeroporto de Taoyuan.

Meia hora mais tarde, um segundo voo da companhia Xiamen Airlines aterrou em Taipé com 202 passageiros a bordo.

Mais de 700 chineses devem chegar hoje a Taipé vindos, principalmente, de Pequim, Xangai e Cantão. “Era o meu sonho visitar Taiwan e ele foi concretizado hoje”, comentou Shi Anwei, turista chinês, à Agência Nova China, antes de descolar de Cantão.

As autoridades de Taiwan desenrolaram o tapete vermelho e organizaram festividades tradicionais para receber os passageiros vindos da China.

Fonte: Público

Postal Ilustrado