quinta-feira, janeiro 15, 2009

Ecos do East Asia Today


© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Livros: Potencialidades e fragilidades da Ásia Oriental analisadas em obra compilada por Luis Tomé

Lisboa, 15 Jan (Lusa) - A análise e compreensão das principais linhas de força da Ásia Oriental, "uma das macro-regiões mais complexas, dinâmicas e importantes do Mundo", é objectivo do livro "East Asia Today", coordenado pelo catedrático Luís Tomé e hoje lançado em Lisboa.

Dos dilemas da segurança ao desenvolvimento económico, passando pelas políticas internas e as interacções de actores como os Estados Unidos, China, Japão, Rússia ou Índia, a influência de organizações regionais como a Associação de Nações do Sudoeste Asiático (ASEAN), as interdependências económicas ou ainda as questões de Taiwan e da península coreana estão entre os temas tratados na obra, que será apresentada ao fim da tarde em Lisboa pelo General Garcia Leandro.

Em declarações à agência Lusa, o general Garcia Leandro sublinhou que "o livro tem muito interesse (embora seja resultado da compilação de trabalhos de 16 autores diferentes, o que lhe tira alguma unidade), e apresenta no seu conjunto diversificado um número quase ilimitado de elementos que ajudam a compreender a realidade da Ásia hoje e perceber como a Ásia é indispensável à compreensão do Mundo e à compreensão daquilo que se quer fazer no Mundo".

"Não se pode actuar no Mundo sem ter uma noção do que é a evolução da Ásia", declarou o também docente, investigador e autor na área da defesa, sublinhando que a obra "é um livro original", que "não é habitual em Portugal".

Na opinião do general, "os países da Ásia estão confrontados com dois tipos de questões: por um lado há as ameaças novas a todo o Mundo (clima, doenças terrorismo), onde colaboram e procuram colaborar da melhor maneira, mas por outro lado têm alguma desconfiança entre si e, portanto, há uma necessidade de controlar quer a nível geral quer bilateral".

Com prefácio de Robert Sutter, da Georgetown University, especialista de renome mundial sobre a Ásia, ex-analista da CIA e antigo director de estudos da biblioteca do Congresso norte-americano, "East Asia Todday" (Ásia Oriental Hoje) é uma "compilação de estudos e perspectivas de um vasto conjunto de especialistas" sobre a Ásia Oriental.

O livro - escrito em inglês, com 410 páginas ao longo de três capítulos, certificado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, é coordenado pelo Mestre Luís Tomé, docente na Universidade Autónoma de Lisboa e professor convidado do Instituto de Estudos Superiores Militares e do Curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional - é considerado por especialistas como "uma obra única no panorama nacional, projectando-se também como um livro de referência no estrangeiro".

Luis Tomé é autor e co-autor de cerca de uma dezena de livros, alguns deles traduzidos para línguas estrangeiras, entre os quais "Política Externa Europeia? Consequências para Portugal (2007)", "Novo Recorte Geopolítico Mundial (2004)" e "A Segurança e a Estabilidade no Noroeste da Bacia do Pacífico (2001)" e de vários ensaios e artigos publicados.

É membro do Conselho Editorial de várias publicações, foi assessor no Parlamento Europeu e investigador da NATO.

Formado em Relações Internacionais e Mestre em Estratégia, está a concluir o Doutoramento em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra, com uma Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Investigador e conferencista em Portugal e no estrangeiro, Luis Tomé tem colaborado com vários órgãos de comunicação social, analisando e comentando assuntos internacionais.

ARA.

Lusa/Fim

Visão

Expresso

RTP

Sem comentários: