domingo, janeiro 25, 2009

Edgar Snow - A Lenda de Regresso à China, Oito Questões


"eu falei durante cinco horas com o Presidente Mao Tse-tung".

O aprazível e calmo escritor e jornalista norte-americano Edgar Snow, quando estava prestes a atingir os setenta anos, concedeu uma interessante entrevista ao jornalista Domingo del Pino Gutiérrez. Foi à China, em 1936, quando tinha 22 anos, em plena "Longa Marcha", tendo conhecido pessoalmente Mao Tse-tung, Chou Enlai, e os principais líderes da revolução chinesa. Percorreu a China de Norte a Sul, de Leste a Oeste e visitou zonas interditas aos ocidentais.

Edgar Snow, escreveu imensos livros sobre a China. Uma parte importante de sua vida foi entregue ao testemunho da Revolução Chinesa e dedicada ao povo chinês. Em 1937 escreveu "Red Star Over China", que relata os seus anos de convivência com o exército chinês durante a "Longa Marcha".

Naquele momento (1971)estava de regresso de uma viagem à China que durou mais de seis meses, e estava a trabalhar na elaboração de um novo livro que actualiza a evolução social e política desse país nos últimos cinco anos. Não deixaram de ser curiosas as suas declarações que afirmavam o seu envolvimento na chamada diplomacia de "ping-pong", o que despertou o interesse dos analistas políticos.

Edgar Snow viveu calmamente na Suiça, no cantão de Vaud, onde passou os últimos dias junto da sua esposa e dos filhos. Na entrevista, reproduzida pelo Observatório de la Política China, responde a oito questões.

Sem comentários: