sexta-feira, julho 31, 2009

O Rio e o Seu Segredo


Dos campos de Mao a Johann Sebastian Bach:
o destino de uma mulher excepcional


Pequim, 1969. Zhu Xiao-Mei, filha de burgueses cultos, tem de enfrentar a revolução maoista com o estigma que é o seu dom precoce para o piano e a paixão pela música decadente: Schumann, Mozart, Bach. É nessa altura enviada para um campo de reeducação, uma vez que é necessário erradicar dela todo o desejo que não seja o de morrer por Mao.
Os anos passam... e Xiao-Mei torna--se uma boa revolucionária. Contudo, um dia, descobre no campo um velho acordeão. Arrisca alguns acordes, e surgem algumas notas de música. Como que por encanto, o tempo perdido desvanece, os sonhos regressam e a esperança renasce. Xiao-Mei promete a si própria voltar a tocar piano.
Mas faltavam-lhe ainda dez anos para atingir o seu desígnio, uma década de sofrimento, de luta, de exílio. Hoje, Zhu Xiao-Mei é conhecida no mundo inteiro como uma virtuosa pianista. Este é um testemunho emocionante de uma mulher esmagada pela revolução cultural chinesa e salva pela música.


Grand Prix des Muses 2008

A autora: Zhu Xiao-Mei

Zhu Xiao-Mei nasceu em Xangai em 1949 numa família de artistas. Iniciada na música desde muito cedo, começou a tocar em Pequim aos 6 anos na rádio e na televisão. Aos 10, entrou na Escola Nacional de Música para crianças sobredotadas. Interrompeu os estudos durante os anos da revolução cultural, passando cinco anos na fronteira da Mongólia num campo de trabalho onde, graças a algumas cumplicidades, conseguiu aperfeiçoar às escondidas a sua habilidade com o piano. Em 1979, com abertura que se seguiu à visita de Isaac Stern à China, conseguiu partir para os Estados Unidos. Em 1985, fixou-se em Paris, actuando em numerosos concertos em França e no resto da Europa, para além da América e da Austrália. Depois de 1994, passou a ser regularmente convidada pelo teatro municipal de Paris e pelo Teatro Colón em Buenos Aires, concedendo recitais unanimemente aclamados pela imprensa. Possui diversas obras em CD, interpretações de compositores como Bach, Schumann e Schubert. É professora no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Divide o seu tempo entre as actividades pedagógicas e os seus inúmeros concertos. Em 2008, venceu o Grand Prix des Muses por este livro.

Editora: Guerra e Paz

Sem comentários: