segunda-feira, junho 19, 2006

A Aliança China-Irão



Na próxima quinta-feira a China vai receber o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, cujos propósitos passam por tentar estreitar relações com a China, com vista ao reforço da sua posição face aos Estados Unidos.

Nos últimos anos foram realizados grandiosos projectos de cooperação entre os dois países. A China tem no Irão um parceiro estratégico de altíssima importância para a obtenção de recursos energéticos. Em contrapartida, o Irão procura na China uma alegoria diplomática que lhe permita vetar uma eventual tentativa dos americanos em imporem sanções ao seu país, no quadro da Nações Unidas (devido à questão nuclear).

Será que a China e o Irão poderão desenvolver uma aliança para travar os Estados Unidos?

A situação é delicada, mas parece que a China não vai ofender a política externa americana, por tudo o que está em jogo entre os dois países. Parece-me mais que a China irá manter uma política triangular, sem ofender nenhum dos lados, porque “enquanto os cães ladram a caravana passa”, em nome da economia…

1 comentário:

Anónimo disse...

O comportamento, descrito no seu comentário, sobre a eventuamente tomada de posição sobre a China e o Irão é tipico dos chineses.....nada frontais e tentam sempre jogar em todas as frentes!!!
D.L.