domingo, junho 25, 2006

A Cultura Tradicional Chinesa



A cultura tradicional chinesa está num crescendo de popularidade, não só na China como no resto do mundo. Actualmente, cerca de 40 Institutos Confúcio, por promoção do governo chinês, estão implantados em diversas partes do mundo visando promoção das tradições ancestrais.

Quando se fala da “cultura tradicional chinesa”, compreende a cultura académica, incluindo filosofia, história, arqueologia, literatura e linguística. A expressão nasceu no início do século XX, para distinguir a cultura chinesa das culturas ocidentais. Para os cidadãos comuns, a cultura tradicional chinesa está intimamente ligada ao Confucionismo e ao Tauismo, porque têm servido como uma espécie de religião ao longo de milhares de anos. Desde o último século, as tradições cairam em desgraça. A Revolução Cultural (1966-1976) esmagou todas as ideologias e religiões. Durante este período, o Confucionismo e o Tauismo foram criticados e abandonados.

Com o período de reformas e abertura, iniciado nos finais de 1970, a China recupera o interesse pela cultura antiga. Sobretudo a partir da década de 90, a China acorda verdadeiramente no interesse pelo passado. As crianças começam a estudar os livros clássicos, como o Livro dos Analectos, Three-Character Classic, Lao Zi e Zhuang Zi. Em simultâneo, as universidades têm direcionado os seus estudos para a abordagem cultural, enchendo milhares de alunos de entusiasmo com o conhecimento das suas raízes.

Ver um trabalho desenvolvido sobre esta matéria em Beijing Review

Sem comentários: