domingo, maio 17, 2009

A Cabana dos Peixes que Voam




Hoje deixo aqui a referência a um romance de Chiew-Siah Tei, de origem malaia - A Cabana dos Peixes que Voam -, historicamente centrado no final do sec. XIX, numa China ocupada pelas potências ocidentais. Sobre este livro a conhecida escritora Xinran disse o seguinte:

A powerful and important story of duty and sacrifice in a time when China was threatened on all sides by the West and the smell of opium filled the air.”

Sinopse:

1875. China. Na aldeia das Ameixeiras em Flor, nasce uma criança. O primeiro neto do patriarca da família Chai, destinado a ser mandarim. A sua infância entre as flores de jasmim e os arrozais da aldeia, a adolescência dedicada aos estudos na sua cabana, onde apenas o rumor das águas do lago quebrava o silêncio, e as obrigações da idade adulta não o prepararam para o maior desafio da sua vida.
Quando os campos se tingem do vermelho das papoilas e as ávidas nações europeias cobiçam esse grande e doce bolo que é a China, a vida de Mingzhi nunca mais será como dantes.
E, tal como as límpidas águas de um lago espelham o céu, a sua história reflectirá a conturbada História. Da mansão da família Chai à vida no Palácio Imperial, toda a nação é abalada e Mingzhi terá de escolher entre as tradições do passado e o futuro incerto.


Europa-América
Excerto

Sem comentários: