sábado, maio 16, 2009
O Dragão e o Elefante – China, Índia e a Nova Ordem Mundial
Uma análise ao fenómeno "Chinindia" no jogo de poderes da cena internacional, feita pelo editor de Economia do Sunday Times.
Europa-América
O poder geopolítico global está a mudar de detentores. Em 2050, os três países mais poderosos da Terra serão a China, a Índia e os Estados Unidos. À medida que o mundo se inclina rapidamente para leste, serão formadas novas alianças e definidas novas regras. Só aqueles que tiverem compreendido a nova ordem mundial estarão equipados para enfrentar esses novos desafios. O Dragão e o Elefante – China, Índia e a Nova Ordem Mundial é um guia acessível e cativante para essas mudanças.
Para explicar a ascensão dos gigantes asiáticos e avaliar as implicações para o resto do mundo, David Smith examina as perguntas que tem ouvido com mais frequência: Como é que eles conseguiram? O seu crescimento será sustentável? Como é que outros países, como a Grã-Bretanha, irão lidar com isso?
Até que ponto uma superpotência como a China será agressiva? Como é que conseguiu o controlo económico em relação à América? E o que dizer da Índia? Irá ela virar o jogo económico a favor da Grã-Bretanha, o seu velho senhor imperial, como fez a América? O livro diz-nos para que lado sopra o vento e como nos afectará a todos.
A maior parte de nós tem-se perguntado se deveríamos estar preocupados ou esperançados. Finalmente, aqui está um livro para o ajudar a decidir-se, um livro que o deixará a saber mais sobre o que há-de esperar: as oportunidades e as ciladas, e as dez maneiras como a China e a Índia irão, e não irão, mudar o mundo.
«David Smith tem demonstrado o seu talento ao abrir o mundo da economia e da finança ao público em geral», Gordon Brown
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário