sábado, maio 30, 2009

O Lago sem Nome



Volta a ser editado este importante livro de Diane Wei Liang, um relato romanceado mas fiel aos acontecimentos de 1989 em Tienanmen. Vale a Pena, numa altura em que se estão a fazer 20 anos sobre o massacre.

Como dizia Mao: "Uma simples faúlha pode incendiar uma pradaria", e essa faúlha foi o ataque cardíaco de Hu Yaobang. O resto já todos sabemos...
Sinopse

O dia em que os tanques entraram na Praça de Tiananmen foi o dia em que a vida de Diane Wei Liang mudou para sempre. Enquanto estudante da Universidade de Beijing, participou numa manifestação pacífica que desencadeou uma retaliação sangrenta por parte do governo chinês. Os dramáticos acontecimentos de 4 de Junho de 1989 puseram fim aos sonhos de uma vida melhor, de democracia, de liberdade... e de amor. O Lago Sem Nome é o testemunho de Diane sobre esse período traumático. É simultaneamente uma jornada pessoal, uma história de amor e um testemunho político que nos transporta desde a Revolução Cultural até a um momento concreto na história recente da China.

Bizancio

Sem comentários: