terça-feira, julho 18, 2006

A verdadeira coligação



A ONU proferiu uma resolução que proíbe a Coreia do Norte de efectuar novos ensaios com mísseis balísticos.Naturalmente que Pyongyang não aceitou este resultado. Num comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Coreia do Norte considera que o texto desta resolução resulta da política hostil e agressiva dos EUA face a Pyongyang, ignorando que a posição do Conselho de Segurança contou com o apoio da China e da Rússia, dois dos aliados tradicionais do regime liderado por Kim Jong-Il e membros permanentes daquele órgão das Nações Unidas.

Este comunicado ignora também o teor do apelo da China e dos EUA para que a Coreia do Norte regresse às negociações sobre o seu programa nuclear, suspensas desde Novembro, deixando claro que Pyongyang não aceita as sanções que impedem a transferência de material e de tecnologia que possam ser utilizadas no fabrico de mísseis ou de armas de destruição maciça.

Este apelo conjunto dos EUA e da China foi formulado no final de um encontro entre os presidentes George W. Bush e Hu Jintao, e que se efectuou em paralelo com a Cimeira do G8, agora terminada.

"As duas partes", frisou Hu Jintao numa alusão a Pequim e a Washington, "decidiram continuar os seus esforços para promover as conversações a seis [EUA, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte], de forma a que a península coreana possa ser desnuclearizada pacificamente, através do diálogo e das negociações".

Uma mensagem reiterada por George W. Bush, que não deixou de agradecer à China a sua posição no Conselho de Segurança, dado que Pequim poderia ter recorrido ao seu direito de veto para travar a resolução inicialmente proposta pelo Japão, mas que sofreu diversas alterações ao longo dos últimos dias.

A posição chinesa foi também ontem sublinhada pela secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, para quem a Coreia do Norte não tem agora outra opção senão voltar a sentar-se à mesa das negociações.

"A partir de agora existe uma verdadeira coligação", frisou, aludindo ao contributo dado pela China.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»