quarta-feira, agosto 30, 2006

Deslocalizar? Não, obrigado!


A empresa têxtil portuguesa Abyss&Habidecor, sedeada em Viseu, quer se tornar uma marca de referência no mercado chinês nos próximos anos. Esta empresa já conta com lojas em Pequim, Xangai, Hangzhou, na província oriental de Zhejiang e em Tianjin.

Segundo Celso de Lemos, o presidente, “o objectivo da empresa é a abertura de novos pontos de venda em toda a China. A ideia é entrar nas cidades médias e no interior do país. Apesar de serem duas cidades importantes, o mercado chinês não é só Xangai e Pequim. A China é tão grande que há muitos outros mercados para aproveitar", considerou.

O curioso é que este empresário não quer falar em deslocalizar a produção, quando tantas outras empresas o fizeram para tirar vantagens competitivas.

Segundo ele, para reter, "a vantagem que a empresa tem em Portugal é a capacidade de adaptação rápida da mão-de-obra a novas exigências", afirmou. "Por isso, nem pensar em transferir. Até agora, só temos ganhado em fazer as coisas de forma diferente da concorrência e vir para a China seria simplesmente seguir a tendência de vir para produzir em massa no mercado onde a mão-de-obra é mais barata".

Sem comentários: