sábado, agosto 19, 2006

Sonhar com Xangai



O último filme de Wang Xiaoshuai, o mesmo realizador do aclamado Bicicleta de Pequim, acabou de estrear em Portugal: Sonhar com Xangai. Trata-se de um dos mais conhecidos e talentosos da nova geração de cineastas chineses. O filme, que conquistou o Prémio do Júri no Festival de Cannes (2005), centra o enredo numa história de amor passada na China dos anos 80. Qing Hong é uma jovem de 19 anos, que pertence a uma típica família de Xangai, mas recolocada na província de Guizhou nos anos 60. O seu pai está ansioso para voltar para Xangai, mas para Qing Hong mudar é complicado porque está apaixonada por Hong Gen, um jovem rapaz de uma pobre família local.





"Eu adoro fazer filmes. Trabalho com muitos amigos - fazem parte do meu prazer. O cinema é a minha mulher, a minha familia. Sinto-me bem com ele" Wang Xiaoshuai







Filmografia:The Days (Dongchun de rizi) (1993)

Suicides (Da youxi) (1994)

Frozen (Jidu hen leng) (1995)

So Close to Paradise (Biandan, Guninag) (1997)

A Bicicleta de Pequim (Shiqi sui de danche) (2000)

Suburban Dreams (Menghuan tianyuan) (2000)

After the war (Jeon Jang Keu I Hu) (2001)

Drifters (Er di) (2003)

Sonhar com Xangai (2005)

Sem comentários: