No Reino das Musuo - é uma dos 55 minorias étnicas oficiais chinesas que vivem no interior da China, concretamente entre as fronteiras das províncias de Sichuan e Yunnan. Trata-se de uma das últimas sociedades matriacais, testemunhadas pelo jornalista Ricardo Coler, que viveu dois meses no seio desta interessante comunidade. De tão enriquecedora e surpreendente experiência nasceu o livro O Reino das Mulheres: o Último Matriarcado
Como será uma sociedade em que mandam as mulheres? Ricardo Coler viajou até ao último dos matriarcados e começou a sua exploração cheio de perguntas e de dúvidas. Será que os papéis que assumimos e o carácter das nossas relações familiares, sexuais, laboriais são naturais, adquiridos ou impostos? O apaixonante relato de Coler revela-nos que a sexualidade e a família podem seguir vias separadas, que o casamento não é a única, nem sequer a mais importante, das instituições familiares.
Nesta sociedade, ninguém precisa de um parceiro para se sentir feliz, e também o valor atribuído ao dinheiro e à violência difere muito do nosso. Um relato surpreendente que nos deslumbra e nos convida a reflectir acerca do nosso próprio estilo de vida, já vendeu mais de 180.000 exemplares, na Argentina.
Quetzal
O autor:
Ricardo Coler nasceu em Buenos Aires em 1956. É médico, fotógrafo e jornalista. As suas notas, fotografias e ensaios sobre as suas experiências com sociedades matriarcais têm sido publicados em diversos meios de comunicação argentinos e estrangeiros. É fundador e director da revista cultural Lamujerdemivida.
Links relacionados com a comunidade Musuo:
Lugu Lake Mosuo Cultural Development Association
Minority Report (Time Asia)
Musuo Minority
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
É meu livro preferido.
Publiquei seu texto no facebook, blz?
Enviar um comentário